FANDOM


Frabato cover.jpg

Frabato: Autobiographischer Roman. Edição pela Editora Rüggeberg.

Frabato: um romance ocultista (título original: Frabato: ein okkulter Roman) é um romance escrito por Franz Bardon e Otti Votavova[1] e publicado em 1958 pela Editora Hermann Bauer[2]. O livro retrata parte do período em que Bardon executou apresentações públicas e privadas[3] sob o pseudônimo de Frabato, entre aproximadamente 1947 e 1956.

Posteriormente, a Dieter Rüggeberg Verlag revisou o livro, alterou o seu título original para Frabato: Autobiographischer Roman (título em português: Frabato: um romance autobiográfico) e publicou-o em 1979.

ComposiçãoEditar

Franz Bardon iniciou o trabalho em sua autobiografia no fértil período de produção autoral pouco antes de sua morte, situado mais ou menos entre 1947 e 1956. Foi nesse mesmo período que escreveu a sua trilogia científica e um manuscrito de seu quarto livro. Embora não haja referências expressas ao método de composição, podemos inferir que Bardon tenha composto Frabato da mesma maneira que os seus outros livros: partes escritas por ele mesmo e partes ditadas e gravadas para posterior transcrição de sua secretária e discípula, Otti Votavova[4]. No caso de Frabato, Dieter Rüggeberg, o editor da obra, diz que Bardon deixou apenas "a estrutura dos fatos" e "todo o acabamento e embelezamento" para Votavova.

EstruturaEditar

O livro é composto das seguintes seções:

  • Sobre o Autor, escrita pelo editor, Dieter Rüggeberg, narrando o processo de publicação do livro e um breve histórico da vida de Franz Bardon.
  • Onze capítulos numerados em algarismos romanos e sem título, que compõem a narração dos acontecimentos.
  • Um epílogo, supostamente escrito por Franz Bardon.
  • In Memoriam, uma espécie de obituário escrito por Otti Votavova.
  • Fragmentos d'O Livro de Ouro da Sabedoria, manuscrito inacabado do quarto livro de Bardon.
  • Alta Magia, apêndice encontrado entre os escritos de Bardon por Dieter Rüggeberg, mas posteriormente descartado quando se descobriu que ele era apenas uma tradução feita pelo próprio Bardon de uma parte do livro Seven Hermetic Letters de Georg Lomer, do alemão para o tcheco. Ao que parece, Bardon teria traduzido essa parte de Seven Hermetic Letters para a edificação de seus próprios discípulos.[5]

ResumoEditar

Frabato montagem.jpg

Montagem com três fotos de Franz Bardon como Frabato. Origem da foto até agora desconhecida.

A biografia se inicia com Franz Bardon, como Frabato, vestido formalmente e executando mais uma de suas apresentações. Entre os feitos demonstrados e discursos proferidos ao público estão autossugestão, sugestão, psicometria, carregamento mágico de objetos (causando reações emocionais diversas nas pessoas que os tocam) e tentativas de cura. Sempre antes de demonstrar suas habilidades, Frabato discorre sobre as forças e os poderes envolvidos, indicando que aquilo que apresentava não eram apenas truques de ilusionismo, mas sim poderes reais.

A noite de apresentação termina com sucesso, e Bardon volta ao seu hotel. Começa a fazer suas meditações rotineiras quando alguém bate na porta. É um recepcionista, dizendo que há um senhor no lobby querendo falar com ele urgentemente. Bardon decide receber o visitante em seu quarto. Horas depois, já amanhecendo, o senhor deixa o hotel impressionado. Votavova escolhe por enquanto não narrar o que aconteceu nesse encontro.

Numa villa em Dresden, a secreta Loja F.O.G.C., muito temida nos círculos ocultistas, se reúne para uma reunião geral. Quase todos os noventa e nove membros da loja, exceto um, são convocados pelo Grão-Mestre. Ao começar a reunião, ele discute em passagem os dois pontos principais da reunião da noite, que eram a execução do Irmão Silesius, o membro faltante da Loja que tinha revelado segredos dela ao público, e o mago Frabato.

Ocorre uma votação entre os membros e o veredito é o de que o Irmão Silesius deveria ser executado dentro de 24 horas. O Grão-Mestre começa, então, a discutir o segundo ponto da noite, Frabato, e reconhece que ele não é um ilusionista, e que suas capacidades mágicas ultrapassam as dos membros da Loja. O Grão-Mestre dá a palavra a Hermes, o membro da Loja que tinha visitado Frabato em seu quarto de hotel.

Hermes conta que, prometendo uma grande quantidade de dinheiro e muitos benefícios, convidou Bardon a ingressar na Loja. Bardon usa um espelho mágico na frente de Hermes e exibe vários acontecimentos não só da vida do Grão-Mestre, mas também dos acontecimentos da Loja em geral. Franz Bardon termina a demonstração dizendo, “Agora, senhor, você ainda deseja recomendar algo como [essa Loja] para mim?”. Hermes deixa o hotel impressionado com as capacidades de Bardon.

FrabatoemPalco.jpg

Frabato em palco na década de 1930[6].

O Grão-Mestre, enfurecido, considera a revelação de detalhes íntimos da organização um insulto e declara uma guerra mágica a Frabato, com o objetivo de matá-lo. A reunião geral termina e certo número de membros da Loja se reúne, numa operação mágica complexa, para matar o Irmão Silesius. No final dela, ele marca uma nova reunião para discutirem Frabato.
Frabato iogue anos40.jpg

Frabato como um iogue na década de 1940[7].

AnáliseEditar

CríticasEditar

ReferênciasEditar

  1. Bardon, Franz. Frabato. Merkur Publishing, 2002. ISBN 1-885928-15-7. Traduzido por Gerhard Hanswille.
  2. Bardon, Franz. Frabato: ein okkulter Roman. Freiburg: Bauer, 1958. 275 páginas. ISBN: ?. Fonte: http://d-nb.info/450230678
  3. Bardon, Franz. Frabato.
  4. Stejnar, Emil & Ogris, Walter. Interview with Emil Stejnar. Revista Gnostika, janeiro de 1999. Tradução do alemão para o inglês por Eva e Bill Cranstoun. Link: http://www.archivhermetischertexte.at/emil_stejnar_1_engl.htm
  5. Clark, Rawn. A Bardon Companion: Commentary Upon Franz Bardon's Books. Olivier Dorche/ Josuah Hutchinson Publishing, 2002. ISBN 978-2951797208.
  6. "Franz Bardon". Fotos disponibilizadas por Walter Ogris. Link: http://www.archivhermetischertexte.at/bardon.htm
  7. "Franz Bardon". Fotos disponibilizadas por Walter Ogris. Link: http://www.archivhermetischertexte.at/bardon.htm

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória